Shau & Os Anéis de Saturno

A Banda Shau & Os Anéis de Saturno foi formada em 2002 por Shau Saturno compositor e líder. No mesmo ano foi lançado o 1° álbum intitulado "Os Dias", sendo influenciada pelas bandas da década de 80 na sua pura essência como U2, The Smiths,A-Ha, Legião Urbana, Capital Inicial, Uns e Outros, Zero entre outras. Participou no ano de 2004 em dois grandes festivais de música do estado da Bahia, sendo semifinalista no II Festival de Música da Educadora FM em Salvador com a canção Berros na Escuridão e no II Festival de Música da UESB em Vitória da Conquista com a canção Dimensão. No mesmo ano o álbum "Os Dias" ganhou quatro Estrelas da critica de música do Jornal O Globo do Rio de Janeiro - RJ. Em 2011 foi lançando o 2° álbum “Caixa de Ilusões". Em 2014 foi lançado o videoclipe “A Ciranda da Noite” e 2016 “Berros na Escuridão” O 3° álbum” Canções de Amor" tem a previsão de lançamento para o 1° semestre de 2017. Com quase 20 anos de estrada a banda Shau & Os Anéis de Saturno vem recebendo o carinho e o reconhecimento do público por onde passa sendo considerada umas das bandas de rock de maio expressão do sudoeste baiano.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Shau & Os Anéis de Saturno no Luau do SESC de Jequié - Bahia

Shau & Os Anéis de Saturno
 O Show
Participação Especial do Guitarrista Gutinga
A volta do Baterista Son Borges
 Equipe de Eventos do SESC JEQUIÉ

Em um ambiente agradável e familiar, o SESC Jequié proporcionou para seus sócios comerciários e ao publico não associado, mais uma edição do Luau SESC, sendo realizado na noite do dia 20/04 (sexta feira) com show da banda de pop rock Shau & Os Anéis de Saturno.
A banda Shau & Os Anéis de Saturno se apresentou em grande estilo, tocando os maiores sucessos do rock da década de oitenta além de mostrarem suas canções autorias que estão nos álbuns “Os Dias de 2002” e “Caixa de Ilusões de 2011”.
A cada canção, o público presente cantava junto com a banda fazendo uma viagem no tempo relembrando a década de ouro do rock nacional, assim como vibravam com os hits da banda como O Sol e A Lua, Os Dias, Caixa de Ilusões entre outras.
O show têve o seu momento especial, quando Shau vocalista da banda convida ao palco o amigo Gutinga guitarrista da banda de reggae Mandacaruts para tocar uns dos maiores sucessos da banda Irlandesa U2, a música With Or Without You, e Fátima da banda brasiliense Capital Inicial; um entrosamento perfeito. Em seguida na apresentação da banda, é anunciada a volta do baterista Son Borges ao time, fazendo a alegria dos fâs mais antigos da banda que ali reviveram a formação clássica de maior duração. E ao final do show a galera em massa pedia biss aplaudindo a volta da banda ao palco.
Shau & Os Anéis de Saturno finalizou sua apresentação com um hino da Legião Urbana relembrando a Geração Coca Cola pós-ditadura militar a música Que País é Esse?
A iniciativa do SESC Bahia – Jequié através da sua equipe de funcionários na área de eventos, Adriana, Juliana e Larissa em fazer um evento grandioso como o Luau SESC para a população jequiéense, e dando a oportunidade para as bandas e artistas local mostrarem o seu trabalho, é um fator importante para a cultura de Jequié.




domingo, 22 de abril de 2012

Preto no Branco entrevista Shau vocalista da banda Shau & Os Anéis de Saturno

1 - PB: Como surgiu projeto Shau & Os Anéis de Saturno?

Shau - Depois de ter passado por duas bandas que se desfizeram eu senti a necessidade de gravar minhas canções, de direcionar o trabalho para canções autorais, comecei a trabalhar em uns arranjos com o amigo e guitarrista Yuri Rodrigues e logo em seguida entrei em Studio para gravar o cd “Os Dias” com músicos contratados, pois a banda ainda não existia de fato.

2 - PB: Porque do nome Shau & Os Anéis de Saturno?

Shau - Eu precisava direcionar o trabalho, pois duas bandas já tinham se desfeito por causa das divergências musicais, precisava ter meu nome incluso no projeto, mas também tinha que mostrar ao público que eu não tava sozinho nessa, que existia uma equipe. Pensei em vários nomes, até que um dia pensei no planeta saturno, na esfera central e os anéis de cristais de gelo e rocha que o rodeiam, dando aquele planeta toda a beleza e complemento essencial, então pensei é isso.

3 - PB: O que levou você a segui carreira musical?

Shau - Quando criança eu ficava ouvindo as rádios na época dos anos oitenta e meu irmão tinha uma coleção de discos de vinil, ele ouvia rock, então eu cresci ouvindo as grandes bandas daquela década, Eu ficava fascinado com as canções, cantarolava as melodias e ficava sonhando em montar uma banda quando crescesse.

4 - PB: Quais foram às bandas que lhe influenciaram?

Shau - São muitas, mas a primeira banda que fui fã foi o A-ha, também o The Smiths, U2, Legião Urbana, Uns e Outros, The Cure, entre outras.

5 - PB: A formação da banda continua a mesma desde o inicio da carreira ou houve mudanças? Fale um pouco dessa trajetória

Shau - Houve muitas mudanças, toda banda de rock do interior da Bahia enfrenta esses problemas, desde a incompatibilidade de algum músico a se adaptar ao estilo da banda, e também as dificuldades de viabilizar esse tipo de trabalho nessa região, então muitos acabam desistindo no meio do caminho, os que ficam são os que realmente acreditam no projeto.

6 - PB: Com 10 anos de estrada a banda já ganhou vários prêmios. Fale um pouco dessas premiações.

Shau - Fomos finalistas em dois importantes festivais em 2004, ll Festival de música da Educadora Fm, concorrendo com mais de mil e quatrocentas  canções de todo país, e ll Festival UESB de Música, no mesmo ano recebemos quatro estrelas na crítica de música feita pelo jornal “O Globo.”

7 - PB: Como é o seu processo de composição? Existe um lugar especial para compor?

Shau - É um processo muito instintivo, as canções podem vir a qualquer hora em qualquer lugar, mas geralmente é quando estou só no meu quarto é que as ideias fluem melhor, faço as harmonias no violão, depois as melodias e por último as letras.

 8 - PB: Em 2002 a Banda Shau & Os Anéis de Saturno lançou seu primeiro álbum Os Dias e em 2011 o segundo trabalho autoral Caixa de Ilusões, por que tanto tempo de um para o outro?

Shau - O longo intervalo de um Cd para o outro foi devido a uma série de fatores, um deles foi problemas de saúde que fez com que eu desse um intervalo nas gravações, também morei em outra cidade e tive que conhecer novos músicos para desenvolver o trabalho, e o ultimo fator é a dificuldade que se encontra para conseguir patrocínios para a gravação de um disco de rock na Bahia, então o trabalho continua sendo independente.

9 - PB: Fale um pouco sobre o Caixa de Ilusões?

Shau - O Caixa de Ilusões é um disco que vem brindar uma nova fase, é um disco mais conciso, pé no chão, mostra que é uma banda que tem personalidade e ainda tem muito a oferecer ao público, no primeiro você ainda fica se perguntando quem realmente é, onde você se encaixa, no segundo podemos dizer: Já descobrimos quem somos e vamos seguir em frente!.

10 - PB: Qual a diferença entre a produção do cd Os Dias para o Caixa de Ilusões?

Shau - No cd “Os Dias” tudo era novo, eu não sabia como minha voz ia soar no disco, como as pessoas aceitariam aquela nova banda, existia a inexperiência de lidar com aparatos tecnológicos dentro do stúdio, no segundo disco tudo já era mais familiar e o trabalho fluiu com mais velocidade.

11- PB: Quais os projetos da banda para o ano de 2012?

Shau - Em 2012 queremos divulgar o cd Caixa de Ilusões pra o maior número de pessoas possível, tocar em várias cidades que não tocamos antes. Paralelamente a isso estamos gravando um terceiro álbum.

12 - PB: Como você vê o cenário Rock em nossa cidade e região?

Shau - Existe uma turma nova vindo aí, com vontade de fazer as coisas acontecerem, umas bandas desistiram no meio do caminho, e alguns veteranos ainda estão de pé na proposta do rock, mas infelizmente falta apoio, tanto da iniciativa privada quanto do poder público.

13 - PB: Onde os CDs estão sendo vendidos?

Shau - Estamos vendendo os CDs durante os shows, e também pode-se entrar em contato com a produção pelo email, saturnoprodu@gmail.com

14 - PB: Existe alguma pagina na internet onde o público possa conhecer mais sobre o trabalho e novidades da banda?


ShauSite www.saturnoprodu.com.br  
  
Blog: 

Palco MP3 

Facebook: Shau Anéis de Saturno

15 - PB: Para os produtores terem o show da banda Shau & Os Anéis de Saturno em suas cidades qual o contato da banda?

Cel- (71) 9186-8073 Murilo Hohlenweger (73) 9140-0112 Celly Santus